Shonen Jump divulga a data de lançamento da Bulma, da coleção Dragon Ball S.H.Figuarts.

Lá vem ela com toda a sua polêmica...


Nesta madrugada, horário de Brasília, a Shonen Jump atualizou parte da lista de lançamentos de action figures do mês de setembro de 2018. Entre as figuras, colocaram a Bulma da coleção Dragon Ball S.H.Figuarts! 

Espera aí! Quem disse que esta BLOOMERS é a Bulma?
Para quem não sabe (assim como eu, visto que tive que pesquisar), Akira Toriyama foi dando nomes aos personagens misturando elementos da famosa lenda “Viagem ao Oeste” da mitologia chinesa, usando desde nomes de legumes e trocadilhos orientais até mesmo piadas. Isto fez com que os personagens tivessem nomes bem ridículos - se traduzidos, Kakaroto é cenoura, Gohan é arroz, Vegeta é vegetal, (...) - e Bulma é Bloomers, que é um tipo antiquado de calças de ginástica.

Mas, calma... piora...
Em Dragon Ball Evolution, revelam o seu sobrenome, mostrando que seu nome completo como "Bulma Brief". Traduzindo, seu nome seria algo como "Calça de Ginástica Curta". Ou seja, ISTO:
Hahahahaha... Definitivamente, Akira Toriyama é um gênio!


Voltando à figura, ela teve a sua primeira aparição no evento Tamashii Nations 2017, ocorrido em dezembro do ano passado.

De lá para cá, voltou a aparecer em vários outros eventos pelo mundo e chegou a dar as caras até mesmo aqui no Brasil, durante a Comic-Con Experience 2017.

E sobre o visual da Bulma: esta versão da personagem acabou se tornando um clássico por fazer parte de um dos encerramentos de Dragon Ball clássico e também por fazer parte do material de divulgação oficial da história de Akira Toriyama, chegando até a estampar a capa de uma das edições do mangá. A figura acima teria, inclusive, sido feita com base nas cores do mangá, já que seu cabelo está verde e não azul, como no anime.

Mas, por que este visual teria voltado à tona?
No ano passado, a personagem foi incluída em Dragon Ball Heroes, que é um jogo de arcade japonês desenvolvido pela Dimps e que funciona com a adição de cards em um leitor. Estes cards desbloqueiam personagens e partes da história do game e o jogado define os rumos da trama conforme ela vai se desenvolvendo na tela. Veja os dois cards da personagem:


Mas aqui, claro, cabe também a opinião dos colecionadores, como sempre faço.
Quando esta Bulma apareceu pela primeira vez, no Tamashii Nations 2017, os grupos de colecionadores de Dragon Ball S.H.Figuarts ficou dividido. Parte da galera achou bonita e parte criticou pelo fato deste visual da Bulma nunca ter aparecido no anime e mangá, mas somente nesta imagem/cena acima. Disseram que preferiam a personagem coma  roupa que utilizou em sua primeira aparição de Dragon Ball ou, se mais adulta, com a roupa que utilizou em Namekusei, durante a Saga do Frieza, ou mesmo com o visual utilizado em Dragon Ball Super.
De fato, a figura não tem um contexto, visto que muitos colecionadores dividem suas figuras entre Sagas, mas não deixa de estar bonita, não é?

A "preocupação" de muitos colecionadores é a de que, com a vinda desta Bulma, poderia abrir as portas para uma possível "nova sessão" à coleção, com personagens com roupas e visual que só apareceram em materiais de divulgação, como este Goku abaixo, já que esta imagem também é clássica.
Será? O que vocês acham?


Enfim... A Bulma está linda e cheia de detalhes. Será um grande acréscimo à coleção.


Fonte: Shonen Jump

Renan Roque

Ilustrador e designer por profissão, publicitário por formação e colecionador de action figures por hobbie. Meu portfólio www.RenanRoque.com.br