Oficialmente anunciado o Frieza de "Dragon Ball Z - O Renascimento de F", da S.H.Figuarts!!

É uma nova figura ou um relançamento? Vamos analisar...

A S.H.Figuarts anunciou recentemente a "terceira versão" do vilão Frieza (ou Freeza) de Dragon Ball.

No anúncio oficial do site da Tamashii Nations, chamaram esta "nova figura" de "Frieza Final Form - Resurrection Of F". Ela, então, retrataria a fase do vilão no filme "A Ressurreição de F" (ou "Renascimento de F", dependendo da tradução -  ou, ainda, a segunda saga de Dragon Ball Super), mas nas imagens também vemos ele na pose já clássica da abertura da Saga do Torneio do Poder de DBS. Enfim, acho que podemos considerar que é um "Frieza de Dragon Ball Super na sua Forma Final" - mesmo sabendo, hoje, que esta não é a Forma Final dele.

A figura terá cerca de 12 centímetros de altura, será totalmente produzido em PVC ABS, terá cerca de 25 pontos de articulação ao longo de seu corpo e contará com várias peças para troca, que veremos mais abaixo.













Agora, vamos à polêmica...


Este Frieza é uma "nova figura"?
Mais ou menos... Não é uma figura NOVA, já que se trata, apenas, de um repaint (repintura) da primeira figura lançada em junho de 2013 mas com novos rostos e objects. Assim sendo, acredito que possamos considerar como sendo uma nova figura, mas que não traz muita novidade com relação à primeira.



De mudanças em seu corpo, o que podemos destacar é que agora a figura terá tons mais claros. Na imagens abaixo, comparando a versão definitiva da figura lançada em junho de 2013 com este novo, exposto na New York Comic-Con 2017, podemos ver que o primeiro tem uma pintura mais acinzentada no corpo enquanto este novo é mais azulado.



E, talvez, a mudança principal do novo: agora a articulação dos ombros não serão mais brancas, mas sim roxa, da cor do ombro.
O que pode ser bom se olharmos o ombro somente de cima mas que acabou não resolvendo o problema, já que, quando levantarmos o seu braço, veremos a articulação bem roxa em suas axilas.



Deixando a figura um pouco de lado, também tivemos alterações nas pinturas de seus poderes. Num geral, os novos poderes tem um tom de roxo mais escuro e, aparentemente, com mais brilho.



Num geral, a figura parece não ter agradado muito os colecionadores, mas, de longe, o que os deixou  mais decepcionado foi a retirada daquela base em formato de pedra, presente na primeira versão.
Para quem não sabe, o Frieza não para em pé sozinho, sem a ajuda de uma base. Esta pedra, que prendia seus pés através de pinos, era uma forma mais bonitinha de deixa-lo em pé sem precisar daquela base com garra transparente. Triste.





Assim como faço com todos os anúncios da coleção Dragon Ball da S.H.Figuarts, vou fazer um levantamento das peças que acompanharão o Frieza.



Cabeças
De acordo com o anúncio oficial no site da Tamashii Nations, ele virá com 3 opções para troca: um sorrindo, um bravo e vesgo com dentes serrados (como se estivesse desesperado) e um gritando.



Mãos
De acordo com o mesmo anúncio, ele virá com 3 mãos esquerdas e 4 direitas.



Pés
De acordo com o anúncio, ele ficá com 2 pares de pés da troca: um reto para parar em pé e outro com os dedos flexionados para poses aéreas.



Caudas
Assim como na primeira versão lançada, ele virá com 2 opções de caudas para troca: uma normal e outra para enrolar o pescoço dos inimigos (esta se divide em duas partes, podendo simular uma quebra ou separação da cauda do Frieza em uma batalha).



Power Effects
Como vimos nas imagens, ele virá com dois poderes.



Outros
Talvez o principal objeto que acompanha o Frieza seja esta auréola - muito presente no arco do Torneio do Poder, de Dragon Ball Super - e um object de braços cruzados. Também virá acompanhado de uma base de acrílico, padrão da S.H.Figuarts.





Aqui vou especular algumas coisas que talvez tenha ficado faltando na figura.



Pedra
Sem sombra de dúvidas, a base em forma de pedra que vinha na primeira versão do Frieza fará muita falta. Talvez pudessem ter colocado outra pedra no lugar, com outro formato e mais escura. Talvez até mesmo esta aqui:



Casulo
Já que tiraram a base e já que querem representar o Frieza de "A Ressurreição de F", por quê não colocarem o casulo em que o Frieza estava no inferno com algum tipo de suporte para prender no teto de uma prateleira através de uma ventosa ou imã, por exemplo?
Tá... Isto ia ser pedir muito... A caixa seria bem grande e o preço poderia ser bem elevado... :/



Poder Final
Já que este Frieza representa o do filme, por quê não colocar uma basezinha com o poder que ele utiliza, com a mão junta ao solo, para destruir a Terra?


Enfim... como podem ver, todas as sugestões vieram em cima de algo que pudesse substituir a base de
 pedra. Ela fará muita falta à figura.

E você? O que acha que ficou faltando ao Frieza? Deixe sua sugestão aí nos comentários desta postagem.



"Frieza Final Form - Resurrection Of F" tem lançamento previsto para abril de 2018.


Renan Roque

Ilustrador e designer por profissão, publicitário por formação e colecionador de action figures por hobbie. Meu portfólio www.RenanRoque.com.br