Dragon Ball Figure-rise - Guia Completo de Figuras






Guia completo com todos os personagens que já foram lançados ou anunciados e os protótipos que apareceram em stands de grandes eventos espalhados mundo a fora.

A linha Figure-rise se caracteriza por trazer figuras montáveis de Dragon Ball. Dentro de cada caixa, você encontra várias peças, carcaças e árvores com peças para você montar personagens, máquinas e power effects.



A coleção apareceu pela primeira vez em março de 2016, no evento Shizuoka Hobby Show ocorrido no Japão. Na ocasião, onde vários protótipos de figuras foram apresentados, como podemos ver na imagem abaixo.
Desde então, a Figure-rise vem anunciando novas figuras com muita frequência e com excelente qualidade.



As figuras se dividem em três linhas:
• Figure-rise Standard: composta apenas de personagens.
• Figure-rise Mechanics: composta por máquinas e veículos, sempre com acessórios humanoides.
• Figure-rise Effect: composta por power effects (efeitos de poderes) para incrementar a coleção.






Figure-rise Standard: linha composta apenas de personagens.



Quatro meses após a primeira aparição da coleção em público, no evento Shizuoka Hobby Show, ocorrido no Japão, lançariam as duas primeiras figuras: Son Goku SSJ e Final Form Frieza, que saíram em julho de 2016 - ambos personagens da Saga Frieza.



Daqui para frente, vemos uma certa padronização nos lançamentos, onde anunciavam dois personagens em um mês, no mês seguinte anunciavam uma peça da linha Mechanics e no mês seguinte mais dois personagens. Começaram este padrão anunciando Perfect Cell e Gohan SSJ2, lançados em setembro de 2016 - ambos personagens da Saga Cell.



Dois meses depois, anunciariam dois personagens da Saga Buu: Son Goku SSJ3 e Kid Buu, lançados em novembro de 2016. A curiosidade é que muitos colecionadores da linha S.H.Figuarts compraram o Kid Buu para colocar em suas coleções, já que a coleção ainda não anunciou o seu.



Dois meses depois, seguindo a cronologia, partiram para Dragon Ball GT anunciando Vegeta e Goku nas suas versões Super Sayajin 4, que saíram em janeiro de 2017.
Há quem desconsidere os ocorridos em DBGT, já que o criador da história de Goku e seus amigos, Akira Toriyama, não fez parte da criação deste anime e mangá. Mas o fato é que o visual da transformação Super Sayajin 4 foi, sim, desenvolvida por Toriyama.



Aqui tivemos um rompimento do padrão temporal de lançamentos, que agora passaria a ser de três em três meses, e até mesmo da dinâmica que haviam criado de ir seguindo as sagas cronologicamente (se seguissem a "regra", teriam que anunciar algum algum personagem de Dragon Ball Super, certo?), retornando à Saga Cell. Três meses depois, em abril de 2017, lançariam os Androides 17 e 18.



Três meses depois, em julho de 2017, anunciariam Vegeta SSJ e Trunks (que acompanha o cabelo de Super Sayajin). Este último, muito elogiado pelos colecionadores devido à sua alta qualidade e semelhança com o personagem perceptíveis.



Em maio de 2017, ocorreu no Japão o evento Shizuoka Hobby Show 2017, onde apresentaram Son Goku, na versão com cabelos pretos e Kuririn (ou Krillin) que semanas depois foram anunciados para setembro de 2017.



Para novembro de 2017, anunciaram duas figuras: Son Goku e Vegeta na versão Super Saiyajin Blue. O estranho é que a se tratam apenas das versões Super Saiyajin mas com os cabelos pintados de azul.



A linha segue, mas ainda não temos nenhum anúncio de novas figuras.






Figure-rise Mechanics: composta por máquinas e veículos, sempre com acessórios humanoides.



Como destaquem acima, as figuras da linha Mechanics foram lançadas no intervalo mensal entre dois grupos de dois anúncios da linha Standard. Assim sendo, no intervalo entre a dupla Perfect Cell e Gohan SSJ2 e a dupla Son Goku SSJ3 e Kid Buu, lançaram a Vegeta & Space Pod (a nave esférica das tropas do Frieza) em outubro de 2016.


Dois meses depois, em dezembro de 2016, sairia a Frieza's Hover Chair - a "navinha" de locomoção do vilão em sua primeira forma. Outra peça que muitos colecionadores da S.H.Figuarts adquiriram para incrementar suas coleções.


Aqui também romperam o padrão temporal de anúncios, onde anunciaram a Trunks Time Machine juntamente com Vegeta SSJ e Trunks, que sairia em julho de 2017.


A linha segue, mas ainda não temos nenhum outro anúncio de novas máquinas ou veículos e ne mesmo protótipos.






Figure-rise Effect: composta por power effects (efeitos de poderes) para incrementar a coleção.


Juntamente com Son Goku SSJ3 e Kid Buu, em novembro de 2016, lançaram as primeiras peças da coleção: os kis (ou "auras") nas cores amarela e azul.



A linha segue, mas ainda não temos nenhum outro power effect anunciado.







Aqui algumas figuras que já apareceram em alguns eventos mundo a fora mas que ainda não foram lançadas ou anunciadas.

Note que muitas delas nem articulações apresentam, o que nos faz concluir que primeiro fazem a estrutura do corpo todo para depois estudarem como farão a movimentação dos corpos dos personagens.


Nas imagens, abaixo do nome dos personagens estão os nomes dos eventos a qual apareceram pela primeira vez.















Renan Roque

Ilustrador e designer por profissão, publicitário por formação e colecionador de action figures por hobbie. Meu portfólio www.RenanRoque.com.br

2 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Mais um excelente guia, parabéns!
    A linha S.H. de DB, no geral, é muito bacana e entendo que a proposta dessa é diferente, mas puta m*rda, acho esses muito feios! haha

    ResponderExcluir