Dragon Ball S.H.Figuarts - Guia Completo de Figuras




Guia completo com todos os personagens que já foram lançados ou anunciados e os protótipos que apareceram em stands de grandes eventos espalhados mundo a fora.





Aqui estão as figuras que já tiveram seus dados oficiais divulgados, tais como fotos oficiais, dimensões, data de saída, valor etc.


A coleção que hoje é uma grande febre entre todas as lançadas pela Tamashii Nations e pela Bandai começou muito tímida, com raros lançamentos bem espaçados. Vamos acompanhar sua evolução.


Contrariando a lógica de lançarem primeiro o protagonista da série, a primeira figura que liberaram foi o Piccolo, em outubro de 2009. Vale destacar que este Piccolo tem detalhes em amarelo nos braços pois segue as cores do mangá de Dragon Ball e não do anime, já que, neste, os mesmo detalhes apresentam a cor rosa.


O protagonista de Dragon Ball, Goku, em sua versão Super Saiyajin, só veio em seguida, em janeiro de 2010. Na época, a Tamashii disse que havia encontrado problemas na articulação e na pintura da face do Goku e, por isto, atrasaram seu lançamento.


Em junho de 2010, sai Gohan, também com as cores do mangá (roupa mais clara e com faixa na cor vermelha na cintura). As faces da figura decepcionou um pouco os colecionadores por apresentar 3 pintinhas embaixo dos olhos no lugar daqueles traços retos, marcas clássicas nos rostos dos personagens. Vale a pena destacar que ele veio com duas opções de cabelo: SSJ e SSJ2.


Mais de um ano depois, quando muitos achavam que a coleção tinha acabado, durante a San Diego Comic-Con 2011, ocorrida em julho de 2011, a Tamashii presenteia os fãs colecionadores com uma versão repintada do Goku SSJ. No mesmo evento, anunciam não só a continuidade da coleção como também que esta seria acelerada, com mais lançamentos.


Ainda na San Diego Comic-Con de 2011 anunciaram o lançamento do Vegeta SSJ, que só saiu cinco meses depois, em dezembro de 2011. O personagem decepcionou um pouco por não vir com a peça com seus braços cruzados, que até hoje é fonte de crítica dos colecionadores.


 Daqui para frente, a coleção tomou uma certa celeridade...

Em março de 2012, lançaram a peça que é considerada por muitos como o PIOR PERSONAGEM JÁ LANÇADO na coleção: Goku SSJ3. As cores são estranhas (a roupa é marrom com um certo brilho e sua pele é laranjada), só tem duas opções de faces para troca e seu cabelo é extremamente mal projetado (é feito de borracha enquanto o corpo é de PVC - resultado: o personagem não para em pé sem a ajuda de uma base).


Dois meses depois, em maio de 2012, sai Trunks. O primeiro personagem que veio com as opções de cabelo normal e cabelo Super Saiyajin para troca.


Em julho de 2012, tivemos outra San Diego Comic-Con, onde a Tamashii levou outro personagem repintado: Gohan SSJ, com as cores no anime (roupa mais escura e com a faixa na cor azul na cintura). O detalhe que todos reclamaram em sua primeira versão, as três pintinhas em baixo dos olhos, foi substituída pelo traço clássico dos desenhos.


No final do mesmo ano, em dezembro de 2012, lançam o Perfect Cell, que também havia sido anunciada na San Diego Comic-Con 2012. O personagem, hoje raro, ainda é considerado o mais bem feito da coleção por ter suas articulações escondidas.


Outro personagem que também foi anunciado na San Diego Comic-Con 2012 foi o Vegeta Scouter, que só veio a ser lançado em maio de 2013. No evento onde foi apresentado, estava ao lado de Nappa em uma versão bizarra, sem armadura (imagens mais abaixo nesta postagem, na parte dos Protótipos).


Pegando todo mundo de surpresa, a Tamashii anuncia Freeza, em sua forma final, que foi lançado em junho de 2013.


No mês seguinte, em julho de 2013, na San Diego Comic-Con 2013, trouxeram uma repintura do Piccolo, agora nas cores do anime, com os detalhes do braço na cor rosa, com a roupa mais escuras e faixa azul na cintura.


Na San Diego Comic-Con 2013 também anunciaram o Kuririn (Krilin), que só veio a ser lançado e janeiro de 2014.


Ainda na San Diego Comic-Con 2013, anunciaram o Goku com os cabelos pretos, que só foi lançado em março de 2014.


Outro anúncio que fizeram na San Diego Comic-Con 2013 foi a Androide 18, que só foram lançar em junho de 2014, um mês antes da SDCC daquele ano. No mesmo evento, em 2013, também tinham anunciado o Androide 17, que foi adiado.


Em julho de 2014, veio a San Diego Comic-Con 2014 e, como de hábito, trouxeram outro personagem repintado. O escolhido desta vez foi o Vegeta Scouter, que foi repintado com as cores que aparece pela primeira vez no anime, com cabelos vermelhos e armadura verde.


Em outubro de 2014, após aparecer na San Diego Comic-Con 2013 e na San Diego Comic-Con 2014, finalmente, lançam o Androide 17. Vale a pena ressaltar que os dois Androides (17 e 18) são tidos até hoje como umas das figuras mais bem feitas de coleção, altamente detalhados e com muitas peças intercambiáveis.


Na San Diego Comic-Con 2014 também tivemos o anúncio do Broly, que foi lançado em dezembro de 2014. A figura espanta pelo seu tamanho, por ser muito maior (MUITO MESMO) que qualquer outro personagem da coleção. Na época, a Tamashii se pronunciou dizendo que Broly seria lançado como uma figura que "abriria portas" para lançamentos posteriores de outros personagens igualmente grandes, como o Androide 16 e o Nappa.


Em março de 2015, sai o Androide 16, que também havia sido anunciado na San Diego Comic-Con 2014. Uma figura muito bem feita mas com um grande problema: sua altura. Se o Broly vinha com o intuito de anunciar personagens mais altos, esqueceram de aplicar ao 16, uma vez que ele ficou pouco maior que o Piccolo, coisa que não acontece no anime/mangá de Dragon Ball, onde é muito mais alto.


Outro personagem que havia sido apresentado na San Diego Comic-Con 2014 e que agora vinha a ser lançado era o Vegetto, que saiu em maio de 2015. Outro personagem com duas opções de cabelo, preto e SSJ, e que veio com um power effect, coisa que foi se tornando rara com o decorrer dos lançamentos.


Para a San Diego Comic-Con 2015, ocorrida em julho de 2015, a Tamashii Nations preparou outra repintura apareceu: Goku, agora com a roupa mais escura, com kanjis no peito e nas costas e com uma faixa amarrada na cintura. Este foi o primeiro caso em que a figura especial da SDCC não foi apenas uma repintura, já que apresentou esta alteração na faixa da cintura e teve uma face nova acrescentada à caixa, que mostra o Goku com a boca aberta, como se tivesse conversando.


San Diego Comic-Con 2015 foi um evento que marcou por duas novidades na coleção: a chegada dos Premium Color Editions (personagens repintados), que passariam a ser lançados esporadicamente e não somente em SDCCs, e a expansão da coleção, que agora não se resumiria apenas a Dragon Ball Z, mas também teríamos personagens de Dragon Ball Super, já que no evento foram apresentados cinco personagens da série (Goku SSJGSSJ, Vegeta SSJGSSJ, Beerus (Bills), Golden Frieza e Jaco).


Outra figura que também estava presente na também havia sido anunciado na San Diego Comic-Con 2015, foi o Ultimate Gohan, que veio a ser lançado três meses depois, em outubro de 2015. Este Gohan é tido até hoje como o maior caça-níquel da coleção, uma vez que é um "Goku com uma cabeça nova", mas não teria como ser diferente... ou teria? São iguais.


O primeiro personagem de Dragon Ball Super a ser anunciado foi o Goku Super Saiyajin God Super Saiyajin (SSJGSSJ... sim, era assim que eles eram chamados até anunciarem a nova nomenclatura de "Super Sayiajin Blue"), que havia sido anunciado na San Diego Comic-Con 2015 mas que só saiu em novembro de 2015. Pela primeira vez, tivemos um Goku totalmente remodelado, sem nenhuma parte do corpo reaproveitada.


No mesmo mês, em novembro de 2015 (o mês em que meus bolsos choraram, vazios), lançaram Golden Frieza, que também havia sido apresentado na San Diego Comic-Con 2015 e que vinha para assumir o posto de Goku SSJ3 como o PIOR PERSONAGEM JÁ LANÇADO. A estrutura do seu corpo é estranha, sua escala é errada (menor e mais magro que o Frieza Final Form) e vem com poucas peças.


Um mês depois, em dezembro de 2015, pegando todos de surpresa quando anunciado, sai Goku SSJ Super Warrior Awakening Version, a figura que viria para mudar o rumo da coleção definitivamente. A estrutura do corpo das novas figuras mudariam a partir dali, ganhariam novas articulações nas pernas, novas modelagens nos ombros, cores mais vivas, rostos mais detalhados e novas caixas. Estavam lançando as figuras 2.0 e Dragon Ball.


No começo do ano seguinte, mesmo com o anúncio das figuras com as novas estruturas de corpos, lançaram o primeiro personagem Premium Color Edition: Vegeta SSJ, que saiu em janeiro de 2016. Comparado com a primeira versão, este agora está com as roupas mais escuras, a armadura ganhou um brilho, a ponta dos pés agora estão amarelas e o cabelo... bom, o cabelo decepcionou os colecionadores. Ao contrário dos outros Super Saiyajins que haviam sido lançados anteriormente, que tinham cabelos foscos na cor amarela clara, este Vegeta veio com o cabelo com uma coloração amarela escura meio laranjada e com brilho, o que fez a figura destoar completamente das outras peças da coleção.


O mesmo ponto negativo do Vegeta se repetiu no cabelo de Super Saiyajin do Trunks, lançado em fevereiro de 2016, mas este ainda tinha um problema maior: comparado com a sua primeira edição, este novo Trunks vinha com bem menos opções de mãos e rostos para troca. Os Premium Color Editions, definitivamente, não deixaram uma boa impressão.


No mês seguinte, em maio de 2016, outra figura apresentada na San Diego Comic-Con 2015 vinha a ser lançada: Beerus (Bills), o terceiro personagem de Dragon Ball Super da coleção. Uma curiosidade sobre a figura: mesmo ainda apresentando as articulações das pernas iguais às da linha 1.0 da coleção, sua caixa já veio com o novo design das 2.0.


Em abril de 2016, outra figura muito criticada seria lançada: Vegeta SSJGSSJ (ou SSJBlue). Ela também tinha sido anunciada durante a San Diego Comic-Con 2015. A cor de seu cabelo é bizarra, um azul metálico e com brilho, o que destoou completamente da cor do cabelo do Goku SSJBlue, mas isto não é o que mais decepcionou neste Vegeta. Grande parte das críticas vieram quanto à estrutura do seu corpo, onde vemos um Vegeta extremamente magro, com pernas bem finas, o que fez com que muitos colecionadores fizessem um custom nelas, deixando-as mais grossas.


Em maio de 2016, mais uma figura da linha 2.0 foi lançada: Trunks, agora em sua versão mais adulta, que aparece na história logo após sair da Sala do Templo com seu pai. Assim como na primeira versão, este Trunks também apresenta duas opções de cabelo, normal e Super Saiyajin, mas desta vez estão mais longos.


Julho de 2016 chegou e, com ele, a San Diego Comic-Con 2016, que traria mais um personagem repintado e, desta vez, o escolhido foi o Broly. Assim como no filme de origem do personagem, a figura agora vem com o cabelo verde e as cores de sua roupa estão mais amareladas.


Em agosto de 2016, mais uma figura de Dragon Ball Super sairia: Whis, o anjo protetor de Beerus (Bills), figura que tinha aparecido pela primeira vez no evento Tamashii Nations 2015 e que deu as caras em outros eventos menores e até mesmo nas Comic-Cons de San Diego e New York de 2016.


O grande foco das atenções durante a San Diego Comic-Con 2016 seria lançado em outubro de 2016: o Vegeta SSJ (ou "Super Vegeta"), Uma versão mais musculosa e com um acabamento muito melhor se comparado ao primeiro. Assim como Trunks, este Vegeta é referente à sua versão após o treinamento que fizeram na Sala do Templo.


Em um evento no Japão no mesmo ano chamado Japan Expo 2016, anunciaram duas novas figuras para a coleção. A primeira foi o Gohan SSJ, na sua versão Battle Damage, que sairia em janeiro de 2016. Assim como a primeira versão, este Gohan também possui duas opções de cabelo, SSJ e SSJ2, mas agora vem com arranhões ao longo do corpo e apresenta uma roupa com vários rasgados.


A segunda figura anunciada na Japan Expo 2016 foi a versão Premium Color Edition do Perfect Cell, com lançamento para fevereiro de 2017. Uma repintura do personagem que foi muito muito criticada por uns mas que serviu de esperança para outros que não conseguiram pegar a primeira versão e que não querem pagar a fortuna que hoje pedem por ela.


Antes do ano de 2016 acabar, a coleção ganha mais uma expansão, agora para o mundo dos games, com o anúncio do Trunks e do Time Patrol (TP), dois personagens do bem sucedido jogo Dragon Ball Xenoverse, ambos com lançamento previsto para março de 2017.



Ainda em 2017, a maior incógnita desde o lançamento da linha ganha seu anúncio oficial: Vegeta (Scouter 2.0), com lançamento previsto para julho deste ano. A figura teve sua primeira aparição no evento Tamashii Nations 2016 e, naquele momento, todos acharam que seria apenas um protótipo que nunca seria lançado ou que seria apenas um custom que a empresa apresentou ao público, juntando peças da primeira versão do Vegeta Scouter com as do Super Vegeta, mas não... Vegeta Scouter foi oficialmente anunciado abrindo a porteira definitivamente para relançamentos de peças mais "antigas" com as novas articulações, o que gerou um certo desespero por parte dos colecionadores que pegaram a coleção no começo e muita felicidade para os novos.


Junto com o Vegeta, anunciaram (talvez) a figura mais esperada da coleção: Nappa, que tem lançamento previsto para agosto de 2017. A primeira aparição deste personagem foi na San Diego Comic-Con 2012, na ocasião o vimos sem armadura (battle damage) ao lado Vegeta Scouter 1.0, que também teve sua apresentação no evento. De lá até o anunciado, vemos uma enorme diferença: o novo vem com a armadura completa (com as cores do mangá de Dragon Ball, já que no anime a armadura dele é amarela e azul escuro) e virá com as novas articulações da coleção, mais "escondidas".


No mês de fevereiro de 2017, a Tamashii Nations anunciou o evento itinerário Tamashii Nations 10th Anniversary World Tour que passaria por 10 cidade do mundo: São Paulo, Hong Kong, Osaka, Cidade do México, China, Taiwan, França, Espanha, Itália e Nova Iorque. Nos eventos, apresentariam peças que estão sendo trabalhadas (protótipos) e futuros lançamentos de diversas linhas da marca e, em comemoração aos seus 10 anos, criaram algumas peças exclusivas que só seriam vendidas durante as feiras, entre elas estava Son Goku Kaiohken Version, que foi comercializada pela primeira vez n Tamashii Nations 10th Anniversary World Tour New Yok City, ocorrida nos dias 29 e 30 de abril de 2017.


Marcando um ano cheio de lançamentos para a coleção, anunciaram para setembro de 2017 a segunda versão do Son Goku Super Saiyan 3, oficializando, definitivamente, a onda de relançamentos de personagens da coleção com as novas articulações, iniciada com o anúncio do novo Vegeta Scouter. Muitos relançamentos ainda devem vir, para alívios de um e decepção de muitos.


Durante a Tamashii Nations 10th Anniversary World Tour New York City, evento itinerário da Tamashii realizado no final de abril de 2017 e que passaria por 10 cidade do mundo (São Paulo, Hong Kong, Osaka, Cidade do México, China, Taiwan, França, Espanha, Itália e Nova Iorque)  apresentando peças em desenvolvimento (protótipos) e anunciando futuros lançamentos de diversas linhas, apresentaram o protótipo que, três dias depois seria confirmado. Trata-se de uma nova versão do Goku na versão Super Sayajin Deus (Super Saiyan God), de Dragon Ball Super e do filme "A Batalha dos Deuses" e que ganhou data de lançamento previsto para outubro de 2017.


O mesmo aconteceu com Shenlong (Shenron), que teve seu anúncio feito pouco tempo depois do Goku SSJGod, também para outubro de 2017.


Depois de aparecer nas edições Mexicana e Nova Iorquina Tamashii Nations 10th Anniversary World Tour, Yamcha (versão Saga Saiyajin) ganharia sua data de lançamento e traria uma novidade para a coleção: viria acompanhado de mais um personagem, o Saibaman! Ambos foram anunciados para novembro de 2017.


Outra figura que também marcou presença nestes mesmos eventos ao lado do Yamcha foi o Tenshinhan, que recebeu sua data de lançamento para o mês seguinte, dezembro de 2018. O que não se sabia, até então, é que ele viria acompanhado do Chaos, que será uma pequena estátua na pose em que ele grudou nas costas do Nappa e explodiu, tentando mata-lo durante a Saga Saiyajin, primeiro arco de Dragon Ball Z.


Finalmente, expandiram o universo da coleção para o Dragon Ball clássico, quando anunciaram oficialmente o Son Goku na versão criança para janeiro de 2018. A figura apareceu em todos os eventos em comemoração aos 10 anos da Tamashii Nations e também na San Diego Comic-Con de 2017.


A coleção continua mas, por hora, não temos nenhuma outra figura anunciada.




Aqui estão as figuras que apareceram em eventos mundo a fora mas que ainda não foram oficialmente anunciadas.


Nas imagens estão os nomes que as figuras receberam e, abaixo, o nome dos eventos a qual apareceram pela primeira vez.
















Renan Roque

Ilustrador e designer por profissão, publicitário por formação e colecionador de action figures por hobbie. Meu portfólio www.RenanRoque.com.br

5 comentários :

  1. Post da falência, acabei de entrar na linha e correr atrás de todas as peças lançadas será um sacrifício.

    ResponderExcluir
  2. Fala Renan. Vai voltar a coleção e expor no seu canal?

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria! Curti pra caramba a maneira de como tudo foi descrito e a qualidade das imagens! Há algum tempo, um amigão chamado Paulo Scapim me ajudou com essa matéria: http://superaham.blogspot.com.br/2014/12/guia-completo-dos-sh-figuarts-dragon.html

    Descobri hoje esse blog e pretendo acompanhar desde já!

    ResponderExcluir